dicas de estudo

15:00
Imagem relacionada

a pedido de vocês + o desejo de compartilhar aqui no blog, nesse post eu trouxe dicas que funcionaram comigo nesses últimos anos e outras que vi darem certo com os estudantes em que sigo.
tem umas que eu preciso aperfeiçoar nesse ano e começar a pôr mais em prática. mesmo assim, continuam sendo as que mais fizeram efeito com a minha pessoa.

lembrem-se que cada é cada um. o método que dá certo comigo pode não dar certo com você, o importante é sempre explorar e tentar encaixar a sua rotina com a sua melhor maneira de estudo.

não acumule matérias

eu assisto bastante vlogs de pessoas que fazem faculdade - de medicina principalmente. e todo mundo sabe: faculdade não é igual escola. você acha que as coisas ficão melhor depois que termina o colegial mas tudo isso é só ilusão.

assim, uma coisa que eu percebi que eles fazem é: não atrasar matéria. na maioria dos vídeos em que assisto, a pessoa tem o hábito de revisar a matéria depois da aula e isso é muito bom.

no fundamental 1, os meus professores passavam páginas para a gente revisar em casa o assunto que foi dado em casa mas a maioria das pessoas não faziam isso, e com o tempo, eles foram parando de passar o ''rever''.

eu não tenho muito hábito de rever a matéria, eu costumava a fazer isso pouquíssimas coisas e esse ano pretendo mudar esse meu costume.

Imagem relacionada



não deixe para entender a matéria na véspera

nossa, como eu fazia (ou faço ás vezes) isso. 

eu sou bastante tímida então levantar a mão durante para tirar uma dúvida é um sacrifício para mim. não me  perguntem o por quê disso, acho que tenho medo de levar uma resposta do professor ou ser ignorante.

ao contrário, quando perguntava ao facilitador, muitas vezes fingia ter entendido o assunto para não parecer folgada - ou lerda. como consequência, meu dever em casa era procurar a melhor forma de entender o que eu não aprendi em sala e caso a dúvida insista, pedia ajuda novamente ao professor.
mas meu amigo, eu não fazia isso de forma alguma. o tempo passava e quando chegava um dia antes da prova em me via diante de textos, assuntos, capítulos em que eu não dominava.

ano passado, eu até que parei de fazer isso muito. comecei a estudar dias/semanas antes do teste e revisava na véspera. mal sabia que essa minha ''revisada'' era uma ''estudada'' antes da prova porque muitas vezes eu  não sabia o assunto ainda.

revise o assunto no mesmo dia que ele foi dado

foi como eu disse no tópico um, as coisas ficam bem mais fáceis quando você revisa o assunto no mesmo dia em que foi dado. é uma maneira de refrescar sua memória e acelerar o processo antes de chegar o dia do teste, já que você conhece o material. 

Imagem relacionada

vá além dos deveres de casa


como assim? 

hoje o sr. Google tem praticamente tudo. é muito fácil você encontrar vídeos aulas, exercícios e qualquer outro suporte que seus estudos precise. quando eu digo ''ir além dos deveres de casa'' é não só fazer as questões que seu professor te mandar fazer ou que está no teu livro. 

é procurar resoluções na internet, procurar fazer e não ficar frustado se não conseguir resolver. É TENTAR. uma dica boa também é sempre dar prioridade a perguntas do ENEM que ai você já vai sabendo como a banda toca e como pode ser cobrado futuramente. 


faça resumos

não sei se vai funcionar com você mas anotar todas as partes importantes da matéria me ajuda bastante. eu costumo fazer os meus resumos antes das provas - dias ou semanas, depende da minha dificuldade - ler na véspera e nos minutinhos antes do teste. 

eu tento o máximo caprichar porque é forma que chama a minha atenção. então eu uso canetas coloridas, fontes bonitinhas e desenhos ilustrativos. mas isso não é regra. você pode fazer o teu resumo com apenas uma caneta e uma folha. 

Resultado de imagem para studies tumblr

o segredo é dar prioridade as coisas mais importantes e que podem ser cobradas. 

experimente mapas mentais - não deu certo comigo

se você tem uma memória visual (você consegue gravar imagens), essa técnica tem chances de dar certo com você. é bem fácil de fazer, neste post, eu explico tudo direitinho. mas basicamente, você ''desenha'' no papel as informações mais importantes e vai ligando umas as outras. 

não deu certo comigo. eu olhava para o papel e me atrapalhava toda nas informações, fazia uma bagunça na minha mente. talvez eu não tenha feito na maneira correta, irei tentar outra vez algum dia. independente disso, pode dar certo contigo. experimenta para ver. 

Resultado de imagem para mapas mentais


se puder, ensine para alguém - ou ensine para você mesma

nos tempos que eu queria ser professora, era normal eu fingir que tinha alunos e explicar o assunto para a classe. mal eu sabia que isso realmente funciona. você explicar de voz alta para si mesma ou para alguém, é uma forma de treinar o assunto na sua cabeça. 

hoje isso se tornou mais um forma de memorização para mim. além de ser facílimo de fazer: é só ter um quadro ou uma folha de papel, cartolina - use sua imaginação - uma caneta, piloto e ter a matéria em mãos. 

diante disso, é só explicar para os seus alunos. 


essas foram as minhas dicas para estudos. espero que vocês tenham gostado e caso você tenha, não deixe de comentar aqui embaixo. 

beijos! 

fotos: pinterest, google e tumblr. não sei as fontes. 

6 comentários:

  1. Fazer resumos é só amor! Essa é a forma de estudar que mais me ajuda, estudei assim quase a vida toda e sempre deu certo haha. Mapas mentais me ajudam muito também porque a minha memória é super visual (teve até uma questão do ENEM que eu não lembrava a resposta e só acertei porque lembrei que, no meu resumo, a palavra da resposta tava mais abaixo do que acima e acima era outro assunto diferente hahaha). Revisar no dia é muito bom mesmo, pena que a preguiça muitas vezes fala mais alto, né? E ó, isso de ter vergonha de perguntar acontece muito comigo também, é uma droga, mas a gente tem que lutar contra a vergonha porque né, precisamos daquela resposta. Adorei o post!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi. Eu também, desde quando comecei a querer estudar, uso a técnica de resumo e super funciona comigo até hoje.

      Nossa, sua memória é ótima. Eu também - em alguns momentos - consigo lembrar da resposta dependendo do lugar que eu coloquei a resposta no meu resumo, ou que vi na sala de aula.

      Que bom que você gostou do post, fico feliz em saber. Um super beijo!

      Excluir
  2. Amei as estratégias!

    juliamodelodemodelo.blogspot.com.br
    instagram.com/juliamodelodemodelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Júlia! Bem-vinda ao blog. Fico feliz em saber que gostou.

      Beijos <3

      Excluir
  3. Ótimas dicas,para estudar eu sempre as uso e a última é especial para aquele trabalho kkk ainda mais quando se é tímida e dá aquele branco na hora h
    Muitos beijos e abraços!!🌼
    http://www.ummimoso.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Então, a ideia de ensinar para alguém (ou para si mesmo) pode dar muito certo para apresentações também. Ou até mesmo, treinar fala ou o texto em frente ao espelho.

      Um super beijo, bem-vinda ao blog!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.