#bate-papo: estudos

Resultado de imagem para menina escrevendo tumblr


vou logo dizendo: nem sempre fui uma aluna empenhada. se você espera um texto de alguém que em todos os anos escolares tirou notas acima da média, não conversa na aula e nem deixa para estudar na véspera para a prova, esse post não irá atender os seus planos. 

eu não irei comentar muito do meu fundamental 1 porque a realidade é que: eu nem sabia o que estava fazendo da minha vida. o primeiro fundamental foi resumido em: rebeldes (brasil ainda), tentar ser patricinha ou popular e pagar uns micos na internet - o que até hoje eu faço. 

quando entrei no fundamental 2, eu continuei fazendo as mesmas coisas de antes. estudar só lendo, vergonha de tirar as dúvidas em sala de aula e me limitava aos exercícios de casa. quando eu sair do reforço escolar, foi o fim e o começo para mim. o fim da ajuda que eu tinha em fazer atividades - eu tive que começar a aprender a resolver as questões sozinhas - e o começo de uma certa independência já que agora eu que decidia se queria estudar ou não. 

estudar não é chato, tem que matérias que são chatas. óbvio, PARA VOCÊ. eu não curto muito física mas João ama física e tudo bem, João! eu respeito a sua escolha. e a melhor maneira que eu achei foi tentar conseguir ''conviver'' com essas matérias. 

você tem duas opções: focar nessa matéria em que você tem dificuldade ou usar o famoso decoreba. 

e ai vem mais um ponto a ser esclarecido: existe uma BAITA diferença entre APRENDER X DECORAR. quando você aprende, o assunto fixa na sua cabeça igual chiclete. com o tempo, pode ser que você vá esquecer mas só uma revisadinha para refrescar a memória que os ensinamentos vão vim com todo o vapor.

decorar é você repetir aquele assunto mil vezes antes da prova, ai em seguida você faz a prova e (em torno de) 3 dias depois você esquece COMPLETAMENTE o que ''estudou''.

Imagem relacionada

claro, tem coisas que só decorando que você consegue fazer uma boa prova. por exemplo, fórmulas. mas mesmo você sabendo a fórmula de cor, do que adianta se você não sabe usa-lá? está vendo? uma coisa puxa a outra. não adianta, até quando temos que partir pro velho decoreba, temos que estudar. 

e como tornar isso prazeroso? buscando o método que mais combina com você

o principal erro dos estudantes - digo me inserindo nisso - é tentar fazer os que os outros fazem (e ficar por aí). você tem que tentar, pesquisar e testar até ver qual é a forma que você consegue aprender melhor. 

eu comecei a aprender mesmo as matérias, a me empenhar mais nos estudos quando cheguei no nono ano (ou oitava série, como preferirem). e para mim, não foi ''tarde demais''. eu estava prestes a entrar no Ensino Médio e isso fez que eu percebesse os meus erros antes de entrar no EM. 

nesse ano, eu entrei no EM e estou bem ansiosa (de um jeito bom e ruim) para esse novo ciclo. falta ainda alguns anos para o meu término do colegial e eu tenho certeza que ainda vou me desgastar muito até lá. só que eu sei que depois, as coisas só vão ficar muito mais complicadas. tenho medo mas sei que no final, tudo vai valer a pena

está no meu planejamento trazer para o blog algumas dicas de estudos. vocês querem? comentem! 

beijos.

-----

fotos: peguei todas no google, não sei a fonte correta. 

2 comentários:

  1. Olá!
    Amei o post, encontrar sua própria forma de estudar é o segredo para aprender qualquer matéria. Realmente o método que funciona comigo não funcionará com você, porque somos pessoas diferentes e não existe formula mágica para aprender, o segredo mesmo é se dedicar.
    Quando sai do ensino médio não tinha nenhum método de estudo, porque eu sempre tive facilidade de aprender só ouvindo e treinando com alguns exercícios as vezes, mas foi na faculdade que tudo mudou e tive que correr atrás do prejuízo, afinal não queria ser uma aluna mediana simplesmente.
    Trás novos posts com dicas de estudo <3
    Beijão
    https://meiosentimental.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Concordo totalmente contigo. Somos pessoas diferentes e cada tem sua maneira de aprender.
    Eu entendo bem você, também só consigo aprender mais ouvindo então acostumei a não praticar tanto exercícios. Estou fazendo de tudo para mudar esse meu hábito.

    Irei trazer sim um post com dicas de estudos. Fico feliz que gostou do texto.

    Super beijo! <3

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.